terça-feira, 14 de maio de 2013

Mar da Palha. Um espaço de Inspiração e Poesia para os apaixonados de Lisboa e de Portugal, das suas imagens e Sons!






Mar da Palha.
Um espaço de Inspiração e Poesia para os apaixonados de Lisboa
e de Portugal, das suas Imagens e Sons!


Mar da Palha, é um espaço confidente de pensamentos de autor, em forma de Poesia e Prosa Poética, aberto aos insuspeitos guardadores de segredos do espaço cibernáutico. Da autoria de Daniel Costa-Lourenço, este é um blog inspirador para os apaixonados de Lisboa e de Portugal, das suas Imagens e Sons.



Após um percurso de 1000km, o Rio Tejo finda no maior e mais largo estuário da Europa a que se chama “Mar da Palha”. Atravessado por duas pontes que ligam as penínsulas, de Lisboa e de Setúbal, esta é uma área metropolitana com cerca de 3 milhões de habitantes. É constituído por um sistema de ilhas mouchões, cujos recortes calas, em zonas de maior profundidade, dão origem a uma ondulação denominada tradicio-nalmente por bailadeiras. É por aqui se fazem as travessias por barco, num canal que pode chegar aos 40m de profundidade e o rio começa a dar lugar às águas marinhas. Esta é uma área de cerca de 32000h, com largura variável entre os 2 e 15km, com a influência das marés a sentir-se até 80Km da barra e a intrusão salina até 50Km.

Mar da Palha debruça-se sobre todas as margens do "Mar da Palha"!

Daniel Costa-Lourenço nasceu no Chiado em Lisboa, e desde a sua adolescência que o seu amor à cidade se revela na avidez pelas imagens, filmes, fotografias e na poesia sobre a capital A aventura literária começa com a participação em vários sites de poesia e no suplemento literário DN Jovem. Mais tarde, cria o blogue mar da palha, tendo como base os seus ensaios poéticos e fotografias. Publicou três obras de poesia, As Vozes em Ti (Minerva 2005), Furor das Noites Cheias (Escrita Criativa 2006) e Heróis (Editora 2010), onde assume ser um poeta marcadamente urbano do neo-realismo moderno, na denúncia das injus-tiças sociais e no tom envolvente de uma escrita Queirosiana, sempre com o mar e a cidade, sobretudo Lisboa, como pontos de partida, personagens e cenários.

A página de Facebook Mar da Palha, junta-se ao blog em 2010, para ser um espaço confidente dos pensamentos do autor, em forma de poesia e prosa poética, aberto aos insuspeitos guarda-dores de segredos do espaço cibernáutico. A pesquisa de conteúdos sobre Lisboa, acabam por despoletar a ideia de criar algo mais sólido, que permita dar sentido objetivo ao gosto pela poesia, ao amor pela cidade e à vontade de fazer as coisas num contexto de desalento nacional.




Em 2011, o Mar da Palha assume ser uma plataforma de divulgação nacional e lusófona de divulgação da cidade (imagens, notícias e história) e da poesia portuguesa, e a organização regular de sessões de poesia, música e imagem, num local muito especial para a poesia, como o Etílico Bairro Alto. Com a presença de artistas de várias disciplinas e subordinadas a diversos temas, a dinâmica das sessões de poesia e página, poten-ciaram parcerias com os projectos, Miss Lisbon e Ezimut.

A última aventura concretiza-se em parceria com a Miss Lisbon, Ezimut, Oficina do Duque e a Table&Friends, com a organização de Jantares Temáticos sobre Lisboa, onde os convidados podem disfrutar de um jantar com ingredientes alusivos à cidade, sessão de VJ com imagens de Lisboa, factos históricos e a Poesia da cidade. O próximo, dia 16 de maio, vai ser um jantar debruçado sobre Lisboa, e de convívio à volta da mesa organizada pelo chef Rui Rebelo. Veja mais: tableandfriends.com/viagem-a-lisboa-jantar-tematico.


Este Inspirado Mar da Palha e o seu autor Daniel Costa-Lourenço, espera alargar estas parcerias
a outros projectos em redor da marca Lisboa, com a missão de divulgar a Cidade e a Poesia.
______________________________________________________________________________________________________



Mar da Palha
Poesia, Música e Fotografia (de)sde Lisboa

SITE: strawsea.blogspot.pt