sexta-feira, 19 de abril de 2013

Museu e Parque Arqueológico do Vale do Côa. Descubra o Legado Inspirador e Criativo dos nossos Antepassados Rupestres, num Vale Mágico que é Património Mundial e da Humanidade!

















Museu e Parque Arqueológico
do Vale do Côa.
Descubra o Legado Inspirador e Criativo dos nossos Antepassados Rupestres, num Vale Mágico que é Património Mundial e da Humanidade!

O Vale do Rio Côa é um local único no mundo por apresentar manifestações artísticas que estão inseridos em diversos momentos da Pré-História, Proto-história e da História, e o mais importante conjunto de figurações paleolíticas de ar livre até hoje conhecido. O Museu do Côa, inaugurado em julho de 2010, é a estrutura de apoio ao Parque Arqueológico do Vale do Coa, e já recebeu mais de 50.000 visitantes. Um notável projecto da Arquitetura Portuguesa que se encaixa admiravelmente na magnífica paisagem envolvente, duplamente classificada pela UNESCO como Património da Humanidade (Sítios de Arte Rupestre do Vale do Côa e Paisagem Vinhateira do Douro).

Museu do Côa


Implantado na junção do Rio Côa com o Rio Douro, está Inspiradamente integrado numa paisagem de grande beleza natural.








Mais do que um Museu de Arqueologia,  o Museu do Côa é em primeiro lugar um Museu de Arte!
O edifício, concebido pela dupla de arquitectos Camilo Rebelo e Tiago Pimentel do Porto, trata fundamentalmente da Arte das Origens e da sua importância no ordenamento dos espaços de vida das sociedades Pré e Proto-históricas, procurando vincar a ligação à nossa contemporaneidade. Museografia foi concebida, dentro de todo o rigor científico, como uma mostra explicativa dos Ciclos de Arte Rupestre do Baixo Côa e Douro Superior, que se iniciam no Paleolítico superior, há mais de 25.000 anos, até aos nossos dias. Com obras quer dos caçadores-artistas do Gravettense, quer dos últimos moleiros rupestres da Canada do Inferno, o Museu do Côa explana um catálogo de sensibilidades que se contêm na rudeza dos painéis de xisto que há milhões de anos moldam a geomorfologia regional. Claro que o verdadeiro Museu é o próprio Vale, que contêm mais de 1.000 Rochas decoradas e cuja síntese paradigmática se apresenta no Museu do Côa.

Parque Arqueológico do Vale do Côa

Único no mundo por apresentar manifestações artísticas da Pré-História, Proto-história e História, o Parque é um extraordinário conjunto rupestre que se estende ao longo de 2 eixos fluviais: o Rio Côa, com uma extensão de 30 kms, e o Rio Douro, 15 kms. São já conhecidas mais de 1000 rochas com manifestações rupestres, em 70 sítios diferentes, com predomínio das Gravuras Paleolíticas, motivos da Idade do Ferro, Época Histórica e Pré-história recente, respectivamente.

O Parque Arqueológico do Vale do Côa foi criado em Agosto de 1996,  e viu reconhecido o elevado interesse patrimonial e cultural deste conjunto de achados com a classificação dos núcleos de gravuras rupestres como Património Mundial pela UNESCO, em 2 de Dezembro de 1998.  Foi o culminar de um processo que marcou indelevelmente em Portugal o estatuto da Arte Rupestre, da Arqueologia e do Património Cultural, e o mais importante conjunto de figurações paleolíticas de Ar Livre até hoje conhecido no Mundo.

Viaje no Tempo e Descubra as Origens da Arte!
Sabia que no Vale do Côa há cerca de 25 000 anos atrás os artistas paleolíticos tinham já inventado técnicas de representação que são precursoras das modernas técnicas cinematográficas? No Museu e o Parque do Côa vai ficar a saber mais sobre o génio artístico dos nossos antepassados e apreciar uma notável arquitectura que se envolve numa paisagem duplamente classificada como Património da Humanidade, os Sítios de Arte Rupestre do Vale do Côa e a Paisagem Vinhateira do Douro.



Um Museu ao Ar Livre, num Vale de Paisagens Mágicas, onde vale a pena a descobrir o Espírito Criativo dos nossos Antepassados Rupestres.
Um Inspirador Portugal! 

Museu e Parque Arqueológico do Vale do Côa
Património Mundial e da Humanidade - Unesco