terça-feira, 5 de março de 2013

Fábrica de Startups. Fabricar Empresas, cativar Equipas de Talento, e apoiar o Desenvolvimento de Modelos de Negócio e Projectos, como o Portugal Inspira!


Fábrica de Startups. Fabricar Empresas, cativar Equipas de Talento, e apoiar o Desenvolvimento de Modelos de Negócio e Projectos, como o Portugal Inspira!

A Fábrica de Startups fabrica empresas ao juntar equipas de talento às quais propõe projectos de grande potencial e apoia o desenvolvimento, teste e validação dos seus modelos de negócio. A primeira fase de apoio às startups consiste num acompanhamento estruturado e sistematizado do processo de criação e desenvolvimento da ideia de negócio.

O percurso é feito através de um programa de aceleração que percorre os 8 passos da metodologia FastStart de Criação de Modelos de Negócio e Desenvolvimento de Clientes. A atenção especial aos clientes, antes do desenvolvimento de produto é o que faz do programa uma mais valia, já que minimiza o risco tanto para o empreendedor quanto para o investidor. A contrapartida do investimento feito nas empresas iniciadas durante os programas de aceleração, é a participação no capital das mesmas, e por isso esta parceria está igualmente exposta à hipótese de insucesso do projecto.

Fábrica de Startups acredita em equipas de 3 elementos onde a atitude de residência, ambição e audácia fazem parte da atitude necessária. Em relação ás ideias de negócio, apoia essencialmente produtos com hipótese de serem escaláveis e facilmente replicáveis em vários mercados, procurando projectos de rápido crescimento com hipótese de atingirem sucesso globalmente nos primeiros 3 anos de actividade.

A segunda fase de apoio é chamada FastGrow e tem início após a Startup ter recebido investimento através da rede de investidores parceiros da Fábrica de Startups. As empresas são apoiadas com o acesso a um conjunto de produtos e serviços que as ajuda nesta fase de crescimento e expansão, sendo a preferência dada a projectos direccionados para o Brasil e EUA onde pretende criar plataformas de apoio a estas empresas. A Fábrica de Startups pretende ser a aceleradora de referência para startups Europeias que pretendam expandir os seus projectos para outras geografias e vice-versa.

Fábrica de Startups já realizou 3 programas: o Energia de Portugal, o Summer of Startups e o primeiro programa residente FastStart. No Energia de Portugal foram recebidas mais de 1.700 candidaturas de todo o país, tendo sido seleccionadas 200 finalistas para constituir equipas e trabalharem na sua ideia de negócio.



Portugal Inspira no Energia de Portugal
Foi no Energia de Portugal, que a equipa do Portugal Inspira (Gonçalo Mora-mestre, Daniela Brandão e Pedro Góis) se conheceu. Ao longo de 8 fins de semana de trabalho intenso, durante a fase de Bootcamps realizada no edifício do Grupo Impresa, desenvolvemos o que é hoje o Portugal Inspira. Sob a orientação da equipa da Fábrica de Startups e mentores, aprofundamos a nossa ideia para ser apresentada no Investment Pitch, fase final do Energia de Portugal, onde estiveram presentes apenas as melhores 10 equipas. Temos saudades dos excelentes amigos e do espírito de camaradagem que aqui foi criado, e que nos Inspirou para esta aventura de Empreender o Portugal Inspira.



O Summer of Startups contou com a participação de 100 empreendedores e durante 4 semanas estes foram colocados à prova para lançarem a sua ideia de negócio num curto espaço de tempo. No primeiro programa residente FastStart nas suas instalações, estiveram presentes 13 equipas durante 3 meses a desenvolverem o seu projeto, sendo que 7 equipas apresentaram as suas ideias no dia 27 de Fevereiro.

Fábrica de Startups está já a preparar o primeiro programa FastStart de 2013 e já abriram candidaturas. Arrisquem nas vossas ideias, para se candidatarem basta seguir o LINK!

O melhor Parceiro do Empreendedor



Energia e Boa Disposição é sempre necessária para Empreender!



Esta é uma notícia muito especial. Foi graças à Fábrica de Startups e ao Energia de Portugal, que a equipa do Portugal Inspira iniciou este projecto de empreendedorismo social! Uma saudação muito especial ao António, à Marta, à Karina e ao Fernando, e a toda a equipa da Fábrica de Startups! Sem esqueçer os nossos amigos e companheiros de aventura do Energia de Portugal. Salve Empreendedores de Portugal!


Fábrica De Startups
Juntos criamos Startups