quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves. Turismo Ornitológico na Ilha do Corvo com Centro de Interpretação Virtual!



SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.
Turismo Ornitológico na Ilha do Corvo com Centro de Interpretação Virtual!


A SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves é uma ONG portuguesa de ambiente sem fins lucrativos, que tem trabalha para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento sustentável e económica que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras. Fundada em 1993, correspondeu ao desejo manifestado por profissionais e amadores da área da Ornitologia e Conservação da Avifauna, sendo reconhecida em 2012 como entidade de utilidade pública.

Turismo Ornitológico
Desde sempre que a SPEA tem promovido o Birdwatching no nosso país, com o objectivo de sensibilizar o público em geral para o elevado valor ornitológico que o rodeiaA observação de aves é uma actividade com um forte potencial turístico, estimando-se em muitos milhões o número de pessoas que a praticam com regularidade em todo mundo, viajando em busca das espécies novas, raras ou de difícil observação.



Ilha do Corvo com Centro de Interpretação Virtual

Projecto LIFE Ilhas Santuário para as Aves   é um projecto pioneiro e original, a nível mundial, para testar métodos de erradicação de predadores e plantas invasoras e repor as populações de aves marinhas do Atlântico. Assim, foi lançado Corvo Virtual, um Centro de Interpretação Virtual em www.corvovirtual.pt, onde pode conhecer as paisagens da ilha e as suas actividades culturais e sociais. A Ilha do Corvo é a mais pequena e isolada dos Açores, sendo a menos conhecida e visitada por turistas.



A ilha na qual a calma impera, o stress não existe e o som dos cagarros inunda as noites de março a setembro, é um santuário para as aves marinhas que aqui nidificam, desde, paínhos, frulhos, estapagados e garajaus e para as raridades que aqui vêm parar em consequência de tempestades. Estas, trazem os birdwatchers que percorrem a ilha a pente fino, para terem a oportunidade de vislumbrar algo novo e apenas possível de ver na Europa nas ilhas dos Açores.



Desde 2009, que a SPEA, a entidade que coordena o Projecto LIFE em parceria com a Royal Society for the Protection of Birds, a Câmara Municipal do Corvo e a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, têm vindo a melhorar a divulgação da ilha, que tem muito para oferecer aos visitantes, em especial, aos amantes da natureza.




Campanha de Crowdfunding apoia conservação do Priolo

“Vamos preservar o priolo”, é a campanha para defender o Priolo, espécie única no mundo que vive apenas na ilha de São Miguel, que decorre até final de fevereiro. Pretende mobilizar a nível internacional os apoiantes para a continuação do trabalho de conservação da espécie e manutenção do seu habitat florestal único.

Os donativos podem ser feitos em www.indiegogo.com/PreserveAzoresBullfinch


SPEA é representante da Birdlife em Portugal, desenvolve projectos na Natureza como o LIFE Laurissilva e o LIFE Corvo e Vila Franca, estudando as aves e os habitats. Assim, se encontrou:
Uma ave selvagem em situação de perigo ou ilegal, contacte www.spea.pt/pt/links/s-o-s/
Uma ave ferida ou juvenil caído, saiba mais em spea.pt/pt/como-ajudar/conselhos-verdes/aves-feridas/


Mais um exemplo, de como uma organização sem fins lucrativos, 
que trabalha para a conservação das aves e dos seus habitats, promove
um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das Gerações Futuras, e do Turismo Ambiental.

SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves