sábado, 19 de janeiro de 2013

Loja do Sr. Falcão - 134 Anos de História e de Identidade, um Espaço de Tertúlia e Convívio entre várias Gerações!














































Loja do Sr. Falcão
134 Anos de História e de Identidade,
um Espaço de Tertúlia e Convívio entre várias Gerações!



Loja do Sr. Falcão é uma Taberna, Bar / Museu, local de momentos músicais, tertúlias e convívio entre várias gerações, que se situa na Rua José Falcão, na aldeia de Pereira, em Miranda do Corvo no distrito de Coimbra. A loja foi fundada por Lourenço Falcão no ano de 1878, data dos primeiros registos conhecidos, o seu filho Joaquim Fernandes Falcão deu continuidade à actividade de “mercearia, fazendas, vinhos e miudezas” ajudado também pelo filho Joaquim Falcão, que desde cedo ficou ligado ao estabelecimento.





Por volta de 1950, o edifício sofre um violento incêndio que teve origem na escola da aldeia que se situava no 2º andar, e quase todas as instalações são destruídas excepto a zona da Taberna. Segue um enorme esforço de reconstrução por parte de pai e filho, e renascida das cinzas a actividade em 1956 é continuada por Joaquim Falcão que fica à frente do estabelecimento até 2000.

Em 2008, a sua filha Filomena Falcão com grande paixão pelo antigo e pelo tradicional assume o desafio deste projecto sentimental. Na loja fundada pelo seu bisavô, avô e pai toma a iniciativa de dar continuidade ao negócio dos seus antepassados, e reabre este espaço quase mítico, situado a 1Km de Miranda do Corvo, 7Km da Lousã e 25Km de Coimbra. Com o falecimento do meu pai a loja fechou e então, apoiada pela família e amigos resolvi abrir este espaço lindíssimo em Novembro de 2008. Com 134 anos já passou por muitas crises, conseguiu chegar até hoje e vai ultrapassar mais esta...




Loja do Sr. Falcão, é hoje um lugar de grande interesse cultural e turístico, onde no espaço da Antiga Mercearia se comercializa agora produtos portugueses de marcas antigas, marcas que atravessaram gerações, produtos carregados de história, produtos autênticos que fazem bem ao corpo e à alma e, que não podemos deixar esquecer, produtos fabricados em Portugal.


A Taberna tem acima de tudo uma vertente cultural, e aos fins de semana realizam-se tertúlias, sobre os mais diversos temas, música tradicional portuguesa, provas de vinhos e de produtos regionais, lançamento de livros..., e funciona como espaço de convívio e de troca de experiências entre jovens e menos jovens.






Mesmo com a crise não desisto, pois os nossos produtos e espaços como este, não podem acabar. Fiz obras, aumentei o espaço para um Bar/ Museu que em breve vai ser inaugurado.




Dedicada a Artesanato, Taberna e
Artigos Regionais a Loja do Sr. Falcão
é uma verdadeira homenagem aos seus, 
nossos antepassados, e mostra às gerações
do século XXI um espaço do século XIX!


Loja do Sr. Falcão 
Rua José Falcão, 105, Pereira, Miranda do Corvo
Sexta e Sábado das 15h - 19h e das 22h - 2h