quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Larus - Design Urbano. Centrando a actividade no Design e no Ambiente, hoje exporta para vários Continentes!




Larus - Design Urbano.

Centrando a actividade no Design e no Ambiente, hoje exporta para vários Continentes!






Desde 1988 que a Larus se dedica à Concepção, ao Desenvolvimento e à Produção de Mobiliário Urbano, suportando desde sempre a sua actividade na investigação em Design. O Design, através de uma comunicação coordenada e desenvolvimento de novos produtos, mas também numa filosofia da gestão estratégica, alicerçada nos princípios de sustentabilidade ambiental, económica, cultural e social, como provam as suas instalações que estão envolvidas por uma cortina arbórea, plantada simbolicamente pelos criadores da empresa. Larussignifica gaivota em latim e reflecte a mensagem de liberdade, de equilíbrio e de atenção para com a natureza.
O Departamento de Projecto detém neste campo, um papel importante e central, já que os designers, engenheiros e outros técnicos especializados que o intregam, fazem de ponte entre as valências técnicas da empresa e os autores externos, fomentando a confiança lhe dedicam.





Sinaléctica Expo 98 Henrique Cayatte, Pierluigi Cerri,  Shigeo Fukuda Poste estrutural, com uma presença depurada que permite esconder os sistemas de fixação quando aplicado em sistemas de sinaléctica. O acabamento anodizado que atenua as agressões do vandalismo, com cabamento também a poder ser lacado e ter placas em alumínio para aplicação de vinil.

Coluna 17º (no topo)Francisco Providência
Red Dot Design Award 2008 - Iluminação
A inclinação reúne as componentes do aparelho de iluminação, com a coluna de elevação vertical e o braço de projecção horizontal. A iluminaria, no interior do tubo projecta a luz quase na vertical, e recorte no tubo mostra a intercepção entre o cilindro e o cone de iluminação. A manutenção é simplificada pelo acesso superior, de fácil reciclagem, inspira uma vida reduzida ao essencial, à existência em liberdade.


Papeleira Tom Pedro Martins Pereira Menção Honrosa no Red Dot Design Award 2011
Leveza acentuada pelo caule de apoio ao solo, procurando-se a ideia de levitação, minimal e lúdica.

Linha Rua (no topo) J.M. Carvalho Araújo / Prémio Nacional de Design Sena da Silva 2009
A rua, a praça e o jardim, devem ser uma grande sala de estar, confortavelmente mobilada. O mobiliário urbano deve ser estável, fixo, orientado, resistente ao vandalismo, reparável, adaptando-se aos utilizadores. De preferência, não deverá reter a água da chuva secando rapidamente. Tudo isto sem protagonismo demasiado, respeitando a envolvente. É uma resposta. Um desenho escorreito e limpo, possível de posterior adaptação com acessórios a outras situações, sem perder a identidade.

Linha Serralves
Álvaro Siza Vieira
O clássico mobiliário urbano oitocentesco serve de base ao estudo ergonómico e de manutenção.






Pistas de Check-Up
Iberia Advanced HealthCare
Design Larus


Com o conceito Avalia-te a ti Próprio que envolve os cidadãos na prevenção e vigilância da própria saúde, as Pistas Check-Up foram concebidas para beneficiar a população em geral assim como entidades Públicas ou Privadas que promovem os espaços. São constituídas por 2 áreas distintas: indoor e outdoor, e o utilizador é convidado a realizar avaliações disponibilizadas no Centro Check-Up, com diversos equipamentos medicalizados e painéis informativos para esse fim. A zona outdoor é um circuito exterior a percorrer, composto por placards informativos, conduzido através de sinaléctica direccional e placas de marcação de terreno, indicando o percurso percorrido.



Num contexto de inovação, os sucessivos prémios nacionais e internacionais que a empresa de Alberguearia-a-Velha, tem conseguido durante os últimos dez anos, são um merecido reconhecimento público que traz muita confiança no futuro.

A empresa dedica-se, há mais de 20 anos, à produção, desenvolvimento e concepção de mobiliário urbano, suportando a sua actividade no design. A sustentabilidade ambiental, económica, cultural e social, está patente nos valores da missão e nas suas instalações, envolvidas por cortina arbórea, plantada pelos autores que representa. O trabalho desenvolvido em prol do design tem sido reconhecido através dos prémios, distinções, parcerias estabelecidas, e da participação em vários eventos, nacionais e internacionais.


Um posicionamento no mercado que oferece produtos inteiramente originais de equipamento urbano, que antecipam as necessidades da sociedade, e lhe propõem novas práticas através de novos modos de interacção com os outros e com o mundo, que se funde nesta capacidade para integrar os utilizadores na própria concepção dos produtos.






Larus - Design Urbano
SITE: www.larus.pt