quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A. Silva Matos - Metalomecânica Portuguesa participa no maior Projecto Astronómico do mundo, o ALMA Observatory!



A. Silva Matos
Metalomecânica Portuguesa participa no maior Projecto Astronómico do Mundo, 
o ALMA Observatory!



A empresa portuguesa A. Silva Matos Metalomecânica, sedeada no distrito de Aveiro e especializada em construções soldadas e reservatórios metálicos, foi seleccionada no Concurso Internacional para o Fornecimento de Reservatórios de Armazenagem de GPL (Gás de Petróleo Liquefeito) do sistema de produção de energia do Observatório Espacial ALMA.


Está localizado no Chile, no deserto do Atacama, e é o maior e mais avançado observatório astronómico existente no mundo, fruto da parceria internacional de vários países. Consistia no fabrico de 3 reservatórios de grandes dimensões, com 30 metros de comprimento e 3,5 metros de altura, e o transporte até ao Vale de Chanjnantor no deserto do Atacama, a quase 3000m de altitude. Os reservatórios foram entregues em Março de 2012, e a estação de produção de energia do observatório já a funcionar.
Num futuro próximo, o projecto 
ALMA Observatory vai ajudar 
a compreender como os elementos de que somos constituídos chegaram à Terra e dar ideia de como o futuro poderá ser.
A origem da A. Silva Matos Metalomecânica remonta ao ano de 1980, sempre vocacionada para a construção em aço inoxidável, e actua hoje em dia nos principais mercados de equipamentos e serviços para Refinarias, Indústrias Químicas e Petroquímicas. É o fruto de um espírito empreendedor e de uma filosofia de gestão que se centra na qualidade total de uma vasta gama de produtos, que projecta e constroí.


À semelhança de outros projetos de vanguarda em que geralmente participa, nomeadamente como fornecedora de reservatórios para o Acelerador de Partículas do CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), a participação no Projecto ALMA foi tecnicamente desafiante e realça a capacidade de A. Silva Matos no desenvolvimento de soluções tecnologicamente avançadas.


A. Silva Matos Metalomecânica  
Soluções Tecnologicamente Avançadas