quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Fluviário de Mora - O Primeiro grande aquário de água doce da Europa!



Fluviário de Mora - O Primeiro grande aquário de água doce da Europa!


Da ideia, em 2001, à abertura seis anos depois, foi um passo curto para cumprir o sonho. O Fluviário de Morao primeiro grande aquário de água doce da Europa, é inaugurado a 21 de Março de 2007, e até hoje já acolheu mais de 600.000 visitantes vindos dos quatro cantos do nosso país e do mundo.

A concretização do projecto visou a criação de um equipamento único em Portugal, de natureza científica, cultural e de lazer que, recriando o universo aquático, consolidasse uma vertente educativa e ambiental. As exposições são visualizadas através de modelos vivos e dinâmicos, e são uma mais valia na apreensão de amplos conhecimentos relacionados com a percepção da importância da biodiversidade e a riqueza ecológica associada aos programas de conservação da natureza. Como pólo de desenvolvimento local, o Fluviário de Mora permitiu valorizar o Concelho de Mora, no centro do Alentejo, através da criação de novos empregos e assim contribuir para a diminuição das assimetrias regionais e para a dinamização da economia local.

Novos sonhos, novos projectos, inovação e melhoria contínua são objectivos perseguidos todos os dias para manter o sucesso de um equipamento como o Fluviário. Nesta quadra natalícia venha conhecer o Fluviário de Mora  e as suas actividades de Águas Transparentes para umas Férias Diferentes. Percorra a nova Sala Saramugoonde conhecerá o pequeno Saramugo, bivalves crustáceos, anfíbios e répteis dos nossos Rios!





Quase concluído está o novo Lontrário que passará a acolher o casal de Lontras-de-garras-pequenas e as suas seis crias, nascidas no Fluviário, assim como um outro de Lontra-europeiaAprecie a sombra da maior árvore fotovoltaica do país que além de sombra às lontras, fornecerá energia ao novo lontrário. Visite o Fluviário de Mora e inicie a descoberta sempre diferente dos Habitats de Água Doce. Ao longo do curso de um rioparadigma do rio ibérico, da nascente à foz, poderá ficar a conhecer espécies como o esturjão, já desaparecido dos nossos rios, e o pequeno saramugo, que necessita da atenção urgente do Homem.

Poderá também descobrir que todas as espécies, independentemente do seu tamanho, beleza ou timidez, são todas necessárias ao equilíbrio dos ecossistemas do mundo onde vivemos.




Fluviário de Mora
Sempre diferente!