sábado, 3 de novembro de 2012

Portugueses são os novos ardinas do iPhone

Quatro portugueses lançaram, há duas semanas, a aplicação "Niiiws" para iPhone, e os números de download atingidos mostram que há uma nova forma de ler jornais e um novo tipo de ardina na cidade.

São quatro portugueses, mas, para já, vamos falar só de um. Dos outros três, falamos depois. "O Niiiws apareceu para resolver uma necessidade minha. Eu precisava de ver as notícias dos diferentes jornais, diariamente, e tinha de os correr a todos, cada um com a sua estrutura, e achei, por bem, arranjar uma maneira de agrupar as coisas", conta João Martins, o criador do conceito da aplicação "Niiiws", para iPad e iPhone.

"O agregador que fizemos corre todos os jornais que têm versão impressa, depois nós colocamos tudo nas redes sociais, ou seja, passamos a curadoria para o público, e devolvemos uma edição com 'as mais badaladas das redes sociais'", diz João ao JPN, ao explicar o funcionamento da "Niiiws". No fundo, trata-se do trabalho de um ardina ou "paperboy" dos tempos modernos: a aplicação gratuita, entrega, aos utilizadores, as notícias que mais sucesso têm nas redes sociais (com mais "likes", "tweets" e partilhas).

É verdade que, em Maio, este grupo de portugueses já tinha lançado a aplicação para iPad, que representou, desde logo, um sucesso. Mas como "há muito mais gente com iPhone do que com iPad", quando, há duas semanas, disponibilizaram a "Niiiws" para o smartphone, a adesão foi bem maior: cerca de 1500 descargas por dia na loja portuguesa da Apple. E os números continuam a aumentar: "Neste momento, estamos com perto de 40 mil downloads no total, 16 mil visitas por dia e mais de 30 mil visualizações de página por dia. Estamos a caminhar para números de mais de um milhão de visualizações de página por mês. Tudo cá", revela João Martins.
Um verdadeiro produto de exportação

Porém, não é só em Portugal que se usa esta nova forma de ler jornais. A "Niiiws" também foi construída com versões próprias para Espanha, Irlanda, França, EUA, Brasil e Reino Unido. "Todos nós aprendemos a ler os nossos jornais. É uma fonte onde gostamos de ir, onde há outro tipo de confiança. Nos outros países acontece o mesmo. Quase ninguém quer um agregador que lhe dê as notícias de outro país", afirma João.


Além disso, a aplicação cativa pela possibilidade de a personalizar. Dentro das notícias mais populares agregadas, é possível receber só aquelas de determinado tema, determinada fonte ou escritas por determinado jornalista. Todo este processo tem feito a equipa criadora da "Niiiws" perceber melhor o mundo mediático: "Tornamo-nos aqui, de certa maneira, uns entendidos daquilo que a imprensa está a sofrer e a precisar".

Como prometido, vamos falar dos restantes "ardinas" dos tempos modernos, que formam a equipa "Niiiws": a acompanhar João Martins, o criador do conceito, estiveram Luís Vaz, como designer da aplicação, Tiago Alves, que trabalhou no sistema operativo iOS, e Filipe Pina, programador que desenvolveu os algoritmos matemáticos que dão inteligência à "app". Tudo "made in Portugal". à "app". Tudo "made in Portugal".
Retirado do artigo "Tecnologia: Portugueses são os novos ardinas do iPhone"  de 2/11/2012 (http://jpn.c2com.up.pt/)