sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Metalsines tenta conquistar mercado internacional com vagão inovador

A MetalSines é uma empresa portuguesa com mais de 30 anos de experiência no fabrico e e exportação de vagões. A necessidade de aumentar e renovar o material ferroviário da CP foi o ponto de partida para a criação desta empresa.


Passados 30 anos, a empresa desenvolveu uma nova tecnologia capaz de mudar a forma de acesso ao transporte multimodal, tornando-a mais acessível a todos. Essa possibilidade assenta numa nova e revolucionária tecnologia, a que chamam Eco-Picker.

Estes vagões são incrivelmente mais simples, económicos e fáceis de manusear quando comparados com todos os que e para o mesmo fim já atualmente existem no mercado. São vagões que possibilitam carregar e descarregar camiões semirreboque completos, ou apenas os semirreboques, de uma forma simples, rápida e praticamente em qualquer local.


Segundo as palavras de Silva Santos, director-geral da empresa: "Esta solução não implica nada de sistemas hidráulicos, nem de ar comprimido, nem eléctricos, nem electrónicos. É apenas mecânica, o que lhe permite uma manutenção simples e barata".

O Eco-picker foi apresentado em Setembro em Berlim, na Innotrans, a maior feira mundial da indústria ferroviária e, segundo Silva Santos, foi um êxito. "Mostraram-se interessados operadores logísticos suíços, suecos, gregos, ingleses, franceses, sul-africanos, americanos, brasileiros", disse.

Um interesse também partilhado pelos próprios operadores ferroviários de mercadorias, havendo potenciais clientes na Austrália, Argentina, Uruguai, Canadá, França, Itália e Tunísia. O êxito deste sistema - que Silva Santos reconhece ser um autêntico ovo de Colombo - deve-se à ideia de um consultor externo, um português que trabalha em Moçambique, onde foi confrontado com a necessidade de fazer chegar camiões por comboio a sítios distantes e onde quase não há estradas.