terça-feira, 13 de novembro de 2012

Comur...uma fábrica de enguias, um sabor com tradição

A Comur, conhecida regionalmente por "Fábrica das enguias", existe desde 1942, hoje não produz apenas este produto, transforma outros tipos de peixes e moluscos através de um método de fabrico tipicamente artesanal, que lhe confere uma garantia de qualidade atestada pelos fiéis clientes nacionais e internacionais. Para além das enguias, também os fumados adquirem um papel muito importante no que diz respeito à produção de qualidade, são produtos nobres e destinados a clientes extremamente exigentes.

Em 2004 recebeu o 1º prémio Nacional de transformação e comercialização de conservas, atribuído pelo Ministério da Agricultura e desenvolvimento rural e das pescas. Em 2011 a Comur inaugurou uma nova unidade industrial de congelação e conservação de pescado.
Num mercado tão competitivo como o de hoje, e onde a crise impera, esta empresa é um caso de sucesso. As exportações desta empresa representam 75% da produção. Os principais países de exportação são a França, Itália e Estados Unidos.
No campo da inovação, segundo Nuno Pauseiro responsável da empresa, é necessário uma boa promoção «para que as conservas deixem de ser definitivamente o parente pobre da mesa e passem a ser um produto consumido por todos garantindo uma boa nutrição, com um baixo valor calórico e ainda tendo a vantagem de não ter corantes nem conservantes», novas receitas culinárias elaboradas com conservas e «mais estudos de avaliação nutricional desenvolvidos por laboratórios médicos e científicos». O mercado Gourmet é também um nicho importante, a crescer em termos europeus que não podem descartar.
Produtos Conservas: enguias, sardinhas, cavala, bacalhau, lulas, polvo, mexilhão e trutas. Especialidades: Enguias Produtos fumados Bacalhau na brasa Sardinha sem pele e sem espinha, Filetes de cavala