terça-feira, 6 de novembro de 2012

Compositor português compete por prémio de Hollywood

Um talento português em grande ascensão no cinema norte-americano: Nuno Maló é um dos nomeados para os Hollywood Music and Media Awards ao lado de compositores consagrados como Thomas Newman ou John Williams.

Para o compositor madeirense radicado em Los Angeles este é mais um reconhecimento a somar ao prémio revelação que recebeu no ano passado.

«Traz-me uma grande alegria e uma grande honra estar nomeado ao lado de grandes nomes de Hollywood, como o John Williams ou o Thomas Newman, e estar ao lado de filmes como o "Lincoln", de Steven Spielberg, e o novo [filme] de James Bond», disse Nuno Maló em entrevista ao Cinebox.

Aos 36 anos, esta nomeação é já uma vitória para o compositor português. Até porque competir com John Williams - que tem 47 nomeações para os Óscares, e é responsável por bandas sonoras de filmes como «E.T.» e «A Guerra das Estrelas» - não está ao alcance de todos e pode muito bem abrir novas portas a Nuno Maló.

«Há uma grande concorrência em Hollywood, há muitos compositores a tentarem trabalhar na indústria, e, quando um realizador ou um produtor estão à procura de um compositor, um prémio destes pode funcionar como um selo de garantia de que ele é capaz de entregar um trabalho de qualidade», explicou o compositor.

Um selo de garantia que já não é o primeiro para Nuno Maló. Em 2011, o português ganhou o prémio revelação atribuído pela Associação de Críticos de Música para Cinema pela banda-sonora de «Amália - O Filme».

Este ano, é com a longa metragem norte-americana independente «Love», aclamada no festival de Sundance, que Nuno Maló compete por mais um galardão em Hollywood.