quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Ténis Sanjo são "estrelas" de exposição em Londres

Os ténis Sanjo, muito populares entre os anos 1960 e 1980 e uma das imagens de marca de Portugal naquelas décadas, são os protagonistas de uma exposição na universidade Central Saint Martins College of Arts em Londres, Reino Unido, no âmbito de um trabalho académico sobre marcas históricas. A evolução dos ténis, feitos essencialmente de borracha e lona, ao longo dos anos, vai ser exposta naquela instituição de ensino de artes e moda britânica por ter sido o caso de estudo escolhido para a tese de doutoramento do português Pedro Almeida, que se debruçou sobre a análise da sua importância em termos de identidade cultural num contexto de globalização.


"Através de uma cronologia que revela exemplares únicos de sapatos Sanjo que remontam à primeira metade do século XX, a par de imagens que relacionam a marca com a história de Portugal, o trabalho de investigação defende que os arquivos são hoje instrumentos fundamentais para a atividade dos designers e das empresas, pois podem contribuir para o renascer de uma consciência identitária", afirma a empresa em comunicado.

Além disso, acrescentam os responsáveis, a tese faz ainda "paralelismos com outras marcas que se debatem com problemas semelhantes e com a necessidade de restabelecer ligações com o seu passado histórico, com a herança industrial das produções locais e com as suas raízes identitárias". Estes ténis portugueses começaram a ser fabricados na primeira metade do século XX em São João da Madeira - terra que, inclusive, inspirou o nome da marca.

A exposição dedicada aos Sanjo no Reino Unido vai ficar patente até 30 de Outubro no edifício da universidade, conhecida por ter formado estilistas como John Galliano, Stella McCartney ou Alexander McQueen e artistas como Gilbert & George, Lucien Freud e o realizador Mike Leigh.

Retirado do artigo Ténis Sanjo são "estrelas" de exposição em Londres publicado 25-10-2012 (http://boasnoticias.pt/noticias_Ténis-Sanjo-são-estrelas-de-exposição-em-Londres_13129.html)