segunda-feira, 9 de julho de 2012

Uma empresa “made in Portugal”

Trinta e sete anos e muitos quilómetros de fio depois, eis o maior produtor de felpos da Europa. A Mundotêxtil representa o caso de uma empresa familiar de sucesso em Portugal. Sediada nas Caldas de Vizela, no coração do Minho, produz toalhas e roupões com marca própria ou para terceiros.

É hoje a maior produtora de felpos na Europa não porque tivesse crescido muito, mas porque se mantém resiliente. Fatura 40 milhões de euros, em que 98% dos quais resultantes das vendas em mercados externos.  
Além das 14 lojas em Portugal, a têxtil nortenha coloca felpos nos EUA, Reino Unido, França, Espanha e Alemanha. A MundoTêxtil tem uma série de marcas destinadas a cada mercado. A destinada aos Estados Unidos da América e Canadá é designada de Bianca USA. Catherine Lansfield é uma marca criada no âmbito de uma parceria com o maior distribuidor e importador do Reino Unido. Em Portugal, existem algumas lojas desta marca.

O segredo da afirmação num sector tradicional? A oferta de uma solução integrada de design, desenvolvimento de produto e apoio logístico para contornar os riscos da subcontratação.

O grupo procura associar-se às grandes marcas que precisam de têxteis – lar, exemplos da Calvin Klein, Ralph Lauren ou da Gant.